Jovem apanha 15 anos de prisão por causa de vídeo do YouTube.

Ahmed Mohamed, 27 anos, foi condenado a 180 meses de prisão após ter divulgado no YouTube um vídeo onde ensinava a preparar material explosivo.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos condenou ontem um jovem a 15 anos de prisão, após este ter publicado no YouTube um vídeo onde explicava como transformar o controlo remoto de um carro telecomandado num detonador de bombas. De acordo com o jornal Globo, Ahmed Mohamed, de 27 anos, foi considerado culpado por fornecer "material de apoio" para terroristas.

O vídeo, de doze minutos e com dobragem em árabe, foi publicado em Julho de 2007 e só saiu da web mais de um ano depois, quando as autoridades da Florida do Sul descobriram o trabalho, durante buscas no computador do estudante de origem egípcia. No aparelho encontravam-se ainda vídeos sobre como usar esses dispositivos para destruir carros militares dos Estados Unidos.

Na mesma altura, Ahmed foi detido após a polícia ter encontrado no seu carro materiais explosivos. O caso foi posteriormente investigado pelo FBI, a quem o jovem confirmou ter publicado o conteúdo no YouTube com o objectivo de "ensinar mártires e suicidas a se defenderem, para que pudessem continuar a luta contra os invasores".

O processo, cuja sentença determina 180 meses de prisão, foi concluído ontem e está totalmente disponível na Internet. Segundo o documento, o jovem declarou-se culpado numa audiência em Junho, afirmando que "a tecnologia usada no vídeo deveria ser usada contra aqueles que lutam pelos Estados Unidos nos países árabes".

Comentários