Britânico ficou seqüestrado no Iraque sem que ninguém soubesse

Phil Sands, um free-lancer que freqüentemente trabalha para o jornal escocês The Scotsman, foi libertado por tropas americanas que o descobriram por acaso em uma casa de Bagdá durante uma operação de rotina.

"Podemos confirmar que Phil Sands foi seqüestrado em 26 de dezembro mas não o sabíamos, ninguém nos comunicou e os seqüestradores não estabeleceram nenhum tipo de contato", disse hoje um porta-voz do Ministério.

A fonte acrescentou que o refém "foi posto em liberdade durante uma operação rotineira dos EUA e deixou o país após um check-up médico".

Em declarações a The Scotsman, Sands, conta sua odisséia nas mãos dos criminosos, que o mantiveram cinco dias fechado com os olhos vendados sob uma constante ameaça de morte.

Durante seu cativeiro, lhe obrigaram a gravar um vídeo pedindo a retirada das tropas da coalizão e a libertação dos presos das prisões iraquianas.

No entanto, o repórter não sabia que a filmagem nunca foi divulgada.

"Isso é um alívio, saber que meus pais não tiveram que sofrer", declara ao jornal.

Após libertá-lo, os soldados americanos o transferiram à representação diplomática do Reino Unido na capital, onde as autoridades o receberam com surpresa: "Que bom que você voltou -lhe disseram-, embora não soubéssemos que você tinha desaparecido. Feliz ano novo".

Quando Sands entrou em contato com sua família, na noite de réveillon, eles não acreditaram.

"Meu pai me disse: 'que estranho que você ligue'. Quando contei que tinha estado seqüestrado, fez uma pausa e acrescentou: 'vou contar para sua mãe".

Fonte: Ultimo Segundo

Comentários